Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: “Espero ver o Orçamento para 2025 aprovado”

O Presidente da República afirma que a aprovação do Orçamento do Estado para 2025 seria uma prova de maturidade do país. A mensagem pode ser lida como um recado a Pedro Nuno Santos.

“É tão raro, tão raro, tão raro que eu devo registar”, disse Marcelo sobre o entendimento entre PS e Governo.
Vitor Chi
29 de Maio de 2024 às 13:35
  • ...
Marcelo Rebelo de Sousa quer ver aprovado o Orçamento do Estado para 2025. Numa conferência em Aveiro, o Presidente da República afirmou que essa seria a "confirmação da maturidade dos portugueses".

"Vi com júbilo a passagem do orçamento açoriano e espero ver com júbilo a passagem célere do orçamento madeirense. Assim como espero ver com júbilo, até ao final do ano, no calendário previsto, a passagem do Orçamento para 2025 a nível nacional", afirmou, acrescentando que isso "seria a comprovação daquilo que se pode inferir da maturidade dos portugueses". Marcelo não identificoiu o destinatário da mensagem que pode ser lida como um recado dirigido a Pedro Nuno Santos.

"É possível haver crises inesperadas, como ocorreram duas no plano judicial e uma no plano da aprovação no Orçamento Regional, e ainda assim mostrar-se uma capacidade de continuidade, de estabilidade e de previsibilidade num domínio muito importante para a nossa economia e para a forma como ela é vista na Europa e no mundo", continuou.

Para o Chefe de Estado, as prioridades do país são a estabilidade política e orçamental e o equilíbrio das contas públicas. "E depois, na medida do possível, o arranque de sinais de mudança estrutural em domínios de contexto bloqueador da atividade económica, da atividade empresarial, nos quais se envolve obviamente também a política fiscal, mas tem outras incidências", continou.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que há três décadas, enquanto líder da oposição, tomou opções como aquelas às quais agora apela: "Há 30 anos, como líder da oposição viabilizei três Orçamentos do Estado [de governos de António Guterres]. Houve acordos de regime sobre matérias diversas como política europeia, financeira ou educativa".
Ver comentários
Saber mais Marcelo Rebelo de Sousa Governo PRR Fundos Europeus Inovação Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio