Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo adverte que há "várias Odemiras" para as quais é preciso olhar em Portugal

"Estas crises batem fundo, a inflação não é só números", observou o chefe de Estado.

Presidente sugeriu que os partidos forcem uma “virtual aceitação” do diploma por parte do Governo.
Eduardo Costa/Lusa
24 de Dezembro de 2022 às 13:59
  • 9
  • ...

O Presidente da República advertiu neste sábado que há "várias Odemiras" espalhadas pelo país que necessitam de atenção e que a "inflação não é só números" e representa um corte nos salários de muitas pessoas.

 

"Os emigrantes são próximos nossos. Agora terminado este nosso encontro parto para Odemira. E vou a Odemira porque tinha prometido lá ir até ao fim do ano. Nós temos várias Odemiras no nosso país, todos os países infelizmente têm várias Odemiras, que têm aspetos positivos e aspetos complicados", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, durante a cerimónia de apresentação da "Luz da Paz de Belém", pelo Corpo Nacional de Escutas, em Lisboa.

 

Perante um grupo de escuteiros, o chefe de Estado disse que é necessário "ir a esses próximos, que vêm de não sei quantos países, falam não sei quantas línguas, têm não sei quantas culturas" e são "aqueles que mais necessitam".

 

Já a pensar no ano que aí vem, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma advertência: "Estas crises batem fundo, a inflação não é só números."

 

"A inflação significa um corte nos salários, um corte nos rendimentos, um empobrecimento. E quanto mais alta for, maior é esse empobrecimento. Esses que sofrem são uns próximos que têm de estar muito próximos do nosso pensamento e da nossa ação", completou.

 

No último ano surgiram denúncias de imigrantes em Odemira, concelho no distrito de Beja, a viver em condições deploráveis e 'acorrentados' a redes de tráfico humano. Odemira tem uma das maiores comunidades de imigrantes do país, que, entre outras ocupações, trabalham na agricultura.

 

Odemira é o maior concelho do país em 2020 a população emigrante representava 40% do total.

 

Também houve denúncias de comportamentos abusivos por parte de elementos da GNR de Odemira contra imigrantes.

Ver comentários
Saber mais marcelo rebelo de sousa presidente da república odemira imigrantes inflação crise
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio