Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mapa Judiciário País dividido em 18 comarcas

O modelo do novo mapa judiciário já não será o que deixou pronto – e adiado – o anterior Governo e o seu desenho ficará fechado durante o próximo ano. Para já, foi anunciado que as 39 comarcas anteriormente previstas serão reduzidas a 18, que serão encerrados tribunais que estejam subutilizados e levada a cabo uma separação de câmaras dentro dos tribunais do comércio.

30 de Dezembro de 2011 às 10:30
  • ...
Paula Teixeira da Cruz (na foto) chegou à conclusão que a divisão por Nut territoriais não fazia sentido, até por uma questão de falta de proximidade com as populações e que o que faria sentido seria apostar numa classificação em função dos distritos.

Assim se fará, portanto, mantendo-se em aberto a possibilidade de, nos vários tribunais, serem depois criadas especializações, em função das necessidades específicas da região em que estão inseridos. O projecto do novo mapa judiciário será apresentado pelo Ministério da Justiça em finais de Janeiro, devendo os parceiros judiciários dar o seu contributo para a proposta até ao fim de Maio. A agenda aponta para que a proposta de diploma dê entrada no Parlamento no final de Setembro.


Ainda ao nível dos tribunais, o Governo tem igualmente em curso a revisão da Lei dos Julgados de Paz, estando previsto um aumento dos valores das causas que podem ser dirimidas nestas instâncias extra-judiciais. Por outro lado, as decisões dos Julgados de Paz, que actualmente admitem recurso para os tribunais de comarca respectivos, passam a ser recorríveis directamente junto da Relação. A rede dos Julgados de Paz vai também crescer, a começar já em 2012. Ao todo deverão ser instalados mais 94, a somar aos actuais 25, que garantem a cobertura apenas a 61 municípios.

Ver comentários
Saber mais mapa judiciário justiça tribunais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio