Notícia
Mapa: Porto ultrapassa Lisboa e já é o concelho com mais infetados
O número de casos confirmados de Covid-19 no município do Porto subiu para 921, acima dos 905 reportados em Lisboa, o que faz do concelho portuense o mais afetado pela pandemia, mostra o relatório da DGS.
(Nota: Os dados deste mapa reportam a 12 de abril e foram anunciados pela DGS a 13 de abril. Contemplam só 80% do total de casos confirmados e não são incluídos os concelhos com menos de três casos confirmados. No mapa pode ver a evolução diária dos casos confirmados em todos os concelhos)
Pela primeira vez desde o início da divulgação diária da evolução de contágios pela Covid-19, que é feita pela Direção-Geral de Saúde, o concelho do Porto (921) superou o de Lisboa (905) enquanto município com maior número de casos confirmados – as situações em que o Porto surgiu, há cerca de duas semanas, acima de Lisboa deveram-se a efeitos de dupla contagem que levaram a DGS a alterar a metodologia de contabilização.
A provocar esta ultrapassagem está o maior aumento registado entre ontem e hoje por Porto e Lisboa. Os casos positivos de coronavírus no município nortenho aumentaram em 36, enquanto no concelho da capital se verificou uma subida de apenas 15 face a ontem.
Vila Nova de Gaia (842) continua a ocupar a terceira posição dos concelhos com maior número de infetados. Estes três concelhos somam 2.668 casos positivos de Covid-19, o equivalente a praticamente um quinto (19,5%) dos 308 concelhos nacionais.
E se este domingo havia já 15 concelhos acima dos 200 casos positivos, esta segunda-feira são 16 os municípios acima do patamar das duas centenas uma vez que Loures passou a registar um total de 201 infetados confirmados.
Já os concelhos com pelo menos 100 infetados pela Covid-19 são agora 32 (10,4% do total de 308 municípios portugueses), visto que os casos confirmados no município de Vila do Conde disparou dos 86 casos registados no domingo para 130 nesta segunda-feira.
E depois de, este domingo, se ter mantido inalterado face a sábado, há agora mais um concelho três ou mais casos positivos, o que eleva para 194 os municípios nesta condição, 63% do total.
Novos casos surgem ao ritmo mais baixo já registado
O relatório divulgado esta segunda-feira pela DGS mostra também que de ontem para hoje se observou o ritmo de crescimento de novos casos mais baixo desde 24 de março (2,1% hoje contra 3,74 ontem), sendo que também em valores absolutos se verificou um abrandamento (349 contra 598).
Há que realçar, contudo, que esta evolução se pode dever, a exemplo do que aconteceu em semanas anteriores, com a menor realização de testes durante o fim de semana.
Já o número de mortes causadas pela pandemia do coronavírus cresceu para 535, um aumento de 31 face a domingo, pelo que houve assim uma desaceleração no crescimento diário de vítimas mortais, que passou de 34 no domingo para 31 esta segunda-feira.