Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Manuel Alegre despede-se do Parlamento após 34 anos

O socialista Manuel Alegre despede-se hoje da Assembleia da República ao fim de 34 anos como deputado. Contudo, a saída pode não ser definitiva. Em declarações à TSF, Manuel Alegre admitiu regressar: "Vai haver outras eleições, quem sabe se amanhã não posso voltar?".

23 de Julho de 2009 às 09:37
  • 2
  • ...
O socialista Manuel Alegre despede-se hoje da Assembleia da República ao fim de 34 anos como deputado. Contudo, a saída pode não ser definitiva. Em declarações à TSF, Manuel Alegre admitiu regressar: “Vai haver outras eleições, quem sabe se amanhã não posso voltar?”.

Parlamentar desde a Constituinte e o deputado com mais anos em exercício de funções, Manuel Alegre não falhou a eleição em nenhuma das dez legislaturas que decorreram desde 1976, deixando a sua marca em momentos importantes, como na redacção do Preâmbulo da Constituição. Mas este seu afastamento não é definitivo.

Nas três últimas Legislaturas, o deputado, poeta e um dos fundadores do PS exerceu também o cargo de vice-presidente da Assembleia da República.

Mas foi ao longo dos últimos quatro que se registou um maior afastamento em relação às propostas defendidas pelos socialistas, que culminou com o anúncio a 15 de Maio da sua decisão de não voltar a integrar as listas do PS nas legislativas de 27 de Setembro, apesar de se manter no partido.

Na altura, o “histórico” socialista alegou divergências políticas com a actual linha do partido e admitiu recentemente à Lusa que a "razão principal" da sua saída das listas do partido foi a aprovação do Código de Trabalho, que classificou como algo "muito negativo".

Porém, além do Código do Trabalho, outros diplomas levaram Manuel Alegre a romper com a disciplina de voto imposta pela bancada socialista, nomeadamente no caso do casamento entre homossexuais ou na proposta de suspensão da avaliação dos professores.

Nas últimas eleições presidenciais Manuel Alegre foi ainda mais longe na clivagem com o PS, apresentando-se como candidato independente contra o candidato apoiado pelo PS, Mário Soares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio