Notícia
Mais de metade de população reside em lares com computador pessoal
No final de 2005 a Marktest diz que mais de metade dos portugueses, residentes no Continente, têm computador pessoal em casa.
No final de 2005 a Marktest diz que mais de metade dos portugueses, residentes no Continente, têm computador pessoal em casa.
«Em 2005, foram contabilizados 4.318 mil indivíduos que residem em lares com computador pessoal, um número que representa 51.9% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos», diz o estudo da Marktest.
Nos quadros médios superiores verifica-se que 92% dos indivíduos detêm computador pessoal, o que compara com os 22,8% observado entre os reformados e pensionistas.
A classe social e a ocupação dos indivíduos são as variáveis que mais influenciam o facto deste equipamento estar instalado nos lares dos portugueses.
Também nas classes sociais alta e média alta a taxa é elevada, de 84,1%, face aos 22,2% da classe baixa. Os jovens, os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto e os estudantes também observam valores acima da média.
«Uma análise do perfil dos possuidores de computador pessoal no lar mostra ainda que 42,8% deles residem nas regiões da Grande Lisboa ou Litoral Norte, 51% são do sexo masculino, 44,4% têm entre 25 e 44 anos, 59,8% pertencem às classes sociais alta, média alta e média e 51,3% são estudantes ou exercem ocupações como quadros médios e superiores ou trabalhadores qualificados», adianta a Marktest.