Notícia
Madrid desafia Governo português para mercado ibérico de gás
O governo espanhol vai hoje iniciar conversas com o Executivo português sobre a construção do mercado ibérico de gás natural. Segundo adiantou ao Jornal de Negócios uma fonte do executivo espanhol, este será um tema a propor por Madrid em mais uma Cimeira
O governo espanhol vai hoje iniciar conversas com o Executivo português sobre a construção do mercado ibérico de gás natural. Segundo adiantou ao Jornal de Negócios uma fonte do executivo espanhol, este será um tema a propor por Madrid em mais uma Cimeira Luso-Espanhola, que hoje se realiza em Santiago de Compostela. Embora não conste da agenda, a questão será abordada, explicou uma fonte doGoverno português, no encontro entre os ministros dos dois países com a pasta da energia.
Este assunto também é caro a Portugal, já que a existência de um mercado ibérico do gás é o principal argumento do Governo para justificar perante a Comissão Europeia a passagem da Gás de Portugal para o controlo da EDP, juntando os dois actuais monopólios nacionais.
O ministro Álvaro Barreto já admitiu que o reforço das inter-conexões ibéricas ao nível do gás é uma das condições que Portugal está disposto a assumir para viabilizar a reestruturação do sector energético.
(A versão integral da notícia é publicada na edição de hoje do Jornal de Negóicios).