Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Macau: Autoridade Monetária voltou a adquirir títulos da dívida portuguesa

A Autoridade Monetária de Macau voltou a adquirir recentemente títulos de dívida do Governo português, disse hoje o presidente do organismo, Anselmo Teng, que não exclui novas aquisições.

29 de Março de 2011 às 14:27
  • ...
"Adquirimos este ano alguns (títulos da dívida portuguesa) em diferentes parcelas e através de leilões públicos. A última aquisição ocorreu muito recentemente, antes da demissão do primeiro-ministro", José Sócrates, disse o responsável à margem de uma recepção da Autoridade Monetária de Macau, sem querer avançar com os montantes envolvidos na operação.

Anselmo Teng deixou em aberto a possibilidade de a Autoridade Monetária de Macau voltar a adquirir novas obrigações portuguesas ao salientar que se a "oportunidade for boa, o organismo voltará a ponderar comprar mais".

"Temos estado a acompanhar de perto a evolução do mercado internacional, incluindo o mercado europeu. Quando encontrarmos boas oportunidades, vamos analisá-las para decidirmos avançar ou não", acrescentou.

Macau adquiriu pela primeira vez títulos de dívida portuguesa em Janeiro com base no "empenho demonstrado pelo Governo português na implementação de medidas para a redução do défice orçamental, que contribuiu para a redução do pessimismo instalado e retorno gradual da confiança nos mercados financeiros europeus", segundo justificou o organismo num email enviado à agência Lusa.

Aquele foi o primeiro apoio de Macau a Portugal ou a qualquer outro país no contexto da crise económica mundial, que se iniciou em 2008, e surgiu depois da deslocação ao território, em Setembro, do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e em Novembro do primeiro ministro, José Sócrates.

A Autoridade Monetária de Macau conta ainda na sua carteira de activos com títulos do Tesouro norte-americano, do Reino Unido, Austrália, Canadá e Hong Kong.

Estas aplicações inserem-se na política de diversificação dos investimentos da Reserva Cambial de Macau, que contabilizava 190,2 mil milhões de patacas (16,8 mil milhões de euros) no final de 2010, mais 29,8% do que no final de 2009.

Macau é uma Região Administrativa Especial da China desde 1999, depois de ter sido governada por Portugal por mais de 450 anos.

Em Janeiro, o Dow Jones avançou que a China comprou a Portugal 1,1 mil milhões de euros de dívida pública numa operação de venda directa.

Os juros exigidos pelos investidores para deterem títulos de dívida soberana portuguesa a cinco anos voltam hoje a bater máximos históricos, com a negociação a situar-se numa média de 8,732%, acima dos 8,690% de segunda-feira, situando-se o 'spread' face à dívida alemã nos 612,2 pontos base.

Ver comentários
Saber mais Macau dívida portuguesa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio