Notícia
Líbano Monteiro aceita presidência do ICEP e IAPMEI (act)
Pedro Líbano Monteiro aceitou o convite para ocupar a presidência do ICEP e do IAPMEI, as entidades responsáveis pelo comércio externo português, revelou hoje o primeiro ministro Durão Barroso.
«O presidente do ICEP será Pedro Líbano Monteiro que aceitou o risco e o desafio esta mudança», disse o primeiro ministro José Manuel Durão Barroso, durante um debate promovido pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) e pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).
O antigo administrador do Banco Comercial Português (BCP) ficará responsável pela reestruturação dos organismos ligados ao comércio externo português, com o ICEP a ficar sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Economia .
A maior fatia de investimento ficará sob a alçada da Agência Portuguesa para o Investimento (API), uma entidade com sede a criar no Porto e que deverá iniciar a sua actividade em Setembro, sendo Miguel Cadilhe o responsável apontado para liderar esta estrutura.
O investimento de menor dimensão ficará a cargo do IAPMEI, e não contará com a distinção de nacionalidade, enquanto o apoio e a promoção ao turismo serão concentrados no Instituto de Financiamento e Apoio do Turismo (IFAT).
Por Tânia Ferreira