Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Knot: BCE pode continuar a comprar dívida enquanto conseguir travar efeitos monetários

O Governador do BCE adiantou que a autoridade monetária da Zona Euro pode continuar activa nos mercados a comprar dívida soberana mas apenas até ao ponto em que consiga controlar os efeitos que isso tem nas reservas monetárias.

10 de Novembro de 2011 às 12:43
  • ...
Klaas Knot, membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) e Governador do Banco da Holanda, sublinhou esta quinta-feira que a autoridade monetária da Zona Euro pode continuar activa na aquisição de dívida soberana nos mercados secundários.

Contudo, o responsável salientou que este comportamento deve manter-se apenas enquanto for possível ao BCE controlar os efeitos nas reservas monetárias.

“Nós podemos continuar até ao momento em que não sejamos capazes de neutralizar efectivamente os efeitos nas reservas monetárias” afirmou, citado pela agência de informação Bloomberg. Falando perante os deputados em Haia, o responsável disse ainda que “quanto maior for o portfolio, mais difícil essa tarefa se torna”.

Ainda sobre a compra de títulos de dívida soberana, Knot assegurou que a autoridade monetária da Zona Euro “nunca vai fazer nada de súbito, de irresponsável”, mas “o sentimento é que nós devíamos ter tido um período de tempo mais alargado” no passado.

Já de acordo com a agência Reuters, o responsável adiantou que há pouco mais que o BCE possa fazer para restaurar a confiança nas dívidas soberana da Europa. “Nós já fomos muito longe naquilo que podemos fazer e não há muito mais que possam esperar de nós. Agora depende dos governos”, afirmou.

Ainda esta quinta-feira o BCE esteve a comprar dívida da Itália no mercado secundário antes da emissão de dívida de Roma. Este comportamento do Banco Central Europeu permitiu que taxa de juro implícita das obrigações recuasse. A dois anos, a taxa de juro desceu abaixo dos 7%.

Ver comentários
Saber mais BCE Zona Euro dívida soberana. Compra dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio