Notícia
Juros no crédito à habitação aumentaram em Janeiro
A taxa de juro média no crédito à habitação aumentou em 0,001 pontos percentuais de Dezembro para Janeiro, segundo o INE, enquanto a prestação média vencida permaneceu inalterada pelo oitavo mês consecutivo.
A média das taxa de juro implícitas na globalidade dos contratos de crédito à habitação aumentou 0,001 pontos percentuais, de Dezembro para Janeiro e saldou-se em 1,420%, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No primeiro mês do ano, a prestação média vencida permaneceu inalterada pelo oitavo mês consecutivo nos 258 euros.
Já no conjunto de contratos que foram celebrados nos últimos três meses verificaram-se tendências diferentes. A taxa média implícita recuou 0,092 pontos percentuais para 2,984%, enquanto a prestação média vencida aumentou quatro euros relativamente ao mês anterior para 325 euros.
O capital em dívida na globalidade dos contratos de crédito à habitação diminuiu 59 euros para 57,769 mil euros. Já no subgrupo dos contratos celebrados nos últimos três meses verificou-se um aumento do valor médio do capital em dívida de 76,799 para 78,302 mil euros de Janeiro para Dezembro.