Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jardim pede às Forças Armadas para não deixarem "fenecer" Portugal

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, pediu esta quinta-feira às Forças Armadas Portuguesas para que não deixem "fenecer" Portugal face aos interesses estrangeiros e para que "não confundam autonomia com separatismo".

13 de Março de 2014 às 23:54
  • ...

Alberto João Jardim fez este apelo e pediu esta distinção no discurso que fez no final de um jantar na Presidência do Governo Regional em honra do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro. "Peço às Forças Armadas a maior atenção para que este país não vá fenecendo (morrendo) à base dos interesses estrangeiros e sem olhar para cada homem e cada mulher que, desde há muitos séculos, fazem esta Pátria", declarou.

 

Manifestando-se como "um autonomista convicto", o presidente do Governo Regional pediu às Forças Armadas para que não confundam o discurso autonomista com o discurso separatista". "O discurso autonomista é um discurso português, é a procura da melhor solução para manter a coesão nacional, o discurso centralista é um discurso tão separatista como o discurso separatista porque vai ferir a coesão nacional", opinou.

 

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Artur Pina Monteiro, considerou, por seu lado, que "a autonomia é das conquistas mais nobres de Abril". "A autonomia é, de facto, essencial para que estas três parcelas [Portugal, Açores e Madeira] possam ter a sinergia toda que emana de cada uma delas de modo a obtermos uma mais-valia geopolítica que nos permita ter uma afirmação mais rica no concerto das Nações e no âmbito das organizações a que pertencemos", disse.

 

O general Artur Pina Monteiro, recentemente empossado como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, reafirmou, nesta sua primeira viagem à Madeira investido naquelas funções, que valorizará "sempre as Regiões Autónomas".

 

O general Pina Monteiro presidiu hoje ao Dia Comemorativo do Comando Operacional da Madeira e visitou a sede do Serviço Regional de Protecção Civil.

Ver comentários
Saber mais Alberto João Jardim Presidência do Governo Regional Forças Armadas Madeira Regiões Autónomas Dia Comemorativo do Comando Operacional da Madeira política Serviço Regional de Protecção Civil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio