Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Japão pede "política decisiva" para a crise da dívida na Europa

Hirohide Yamaguchi, vice-governador do Banco do Japão, pede aos líderes europeus que da reunião de emergência, que se realizará amanhã em Bruxelas, saiam "políticas decisivas" para a resolução da crise da dívida na Europa, uma vez que esta representa "grandes riscos" para a economia global.

20 de Julho de 2011 às 10:18
  • ...
O vice-governador do Banco do Japão (BOJ) declarou ainda que a instituição iria “tomar as medidas políticas apropriadas de uma forma flexível e decisiva” se necessário.

As declarações, citadas pela Bloomberg, foram feitas no decorrer de um discurso de Yamaguchi deu hoje em Nagano.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou ontem que o BOJ apoiasse a economia através do aumento da compra de activos, o seu principal instrumento económico.

Os comentário de Yamaguchi sugeriram que o BOJ poderá agir mesmo após o governador Masaaki Shirakawa ter expressado um crescente optimismo sobre a recuperação da economia japonesa depois do terramoto que abalou o país a 11 de Março.

“Esta é uma mudança um pouco dramática, dado que Shirakawa deu uma visão bastante positiva sobre a economia japonesa apenas há uma semana”, disse Mari Iwashita, analista e economista na SMBC Nikko Securities, à Bloomberg.

“Não penso que o Banco do Japão esteja a considerar tomar medidas agora, mas os comentários do vice-governador indicam que o BOJ irá tomar medidas quando a crise da dívida europeia começar a ter um peso significativo nas acções do Japão e no iene”, acrescentou a analista.

Ver comentários
Saber mais Banco do Japão vice-governador Europa crise da dívida economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio