Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda vai taxar fundos de pensões para financiar plano de emprego

A criação de uma taxa de 0,6% sobre o valor dos activos dos fundos de pensões deverá permitir arrecadar 470 milhões de euros por ano.

11 de Maio de 2011 às 10:39
  • ...
A medida, que permanecerá em vigor ao longo dos quatro anos da legislatura, foi ontem anunciada pelo ministro das Finanças Michael Noonan (na foto). Isentará o negócio dos fundos destinado a beneficiários estrangeiros e destina-se a financiar medidas de combate ao desemprego, que está em 14,6%, o valor mais alto em quase 17 anos.

“É uma evidência à qual não podemos escapar: não temos, de momento, recursos disponíveis para financiar iniciativas políticas de larga escala para ajudar a actividade económica. Acredito que esta iniciativa em prol do emprego ajudará a reconstruir a confiança entre as famílias e as empresas e também entre os potenciais investidores estrangeiros”, afirmou, citado pela agência Bloomberg.

A Irlanda recebeu no final do ano passado a promessa de um empréstimo externo de 85 mil milhões de euros da UE e do FMI, depois de o colapso na banca ter forçado o Estado a praticamente nacionalizar quase todo o sector, o que acabou por fazer explodir as finanças públicas.

A iniciativa do novo governo em prol do emprego havia sido anunciada ainda em Abril, quando o novo Executivo reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para este ano, de 1,75% para 0,75%. Por pressão da UE e FMI, Dublin teve de garantir que o custo desse plano seria neutralizado com outras medidas.



Ver comentários
Saber mais Irlanda taxa fundo pensões activos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio