Notícia
Inflação no Reino Unido sobe mais do que o esperado em Março
A inflação no Reino Unido fixou-se em 0,5% no mês passado, acima dos 0,4% esperados pelos economistas. Foi o crescimento mais acelerado dos preços desde Dezembro de 2014.
A inflação no Reino Unido acelerou para máximos de 15 meses em Março, depois de o feriado da Páscoa ter impulsionado o valor das tarifas aéreas e de os preços do vestuário terem aumentado.
Segundo os dados divulgados esta terça-feira, 12 de Abril, os preços no consumidor subiram 0,5% em Março face ao mesmo mês do ano passado, o valor mais alto desde Dezembro de 2014.
Esta evolução excedeu as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para uma inflação de 0,4%. A inflação "core, que exclui os preços da energia e dos alimentos, acelerou para 1,5%.
Ainda que a inflação esteja muito abaixo da meta de 2% do Banco de Inglaterra, os números apontam para o que poderá ser o início de uma recuperação dos preços, depois de quase um ano com a inflação próxima de zero.
Segundo estimativas compiladas pela Bloomberg, a autoridade monetária do Reino Unido deverá manter os juros em mínimos históricos até ao primeiro trimestre de 2017.