Notícia
Inflação alemã sobe para máximo dos últimos três anos em Setembro
A inflação alemã aumentou 0,4% no mês de Setembro face ao mês anterior, para o valor mais alto dos últimos três anos, devido ao crescimento do preço do petróleo e dos combustíveis, o que exerce...
O Índice de Preços no Consumidor (IPC), o principal medidor da inflação, cresceu 2,4% face ao mesmo mês do ano passado. O período do IPC refere-se ao mês decorrente entre 15 de Agosto e 15 de Setembro.
A inflação na Alemanha atingiu o seu nível máximo dos últimos três anos. O índice na maioria dos países da região cresceu acima do limite de 2% definido pelo BCE, pressionando o banco central a aumentar as taxas de juro pela sétima vez num ano.
«O risco de aumento da taxa de inflação estará presente enquanto os preços do petróleo se mantiverem altos e o euro fraco» referiu Ralph Solveen, um economista do Commerzbank à agência Bloomberg.
Na passada sexta-feira o Banco Central Europeu interviu no mercado em conjunto com os Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Canadá, comprando euros com o intuito de abrandar a derrapagem da moeda europeia. Os ministros das Finanças e os responsáveis dos bancos centrais das sete maiores nações industriais (G7) afirmaram, na reunião anual em Praga durante o fim de semana, que são possíveis outras intervenções no futuro.
O euro valia 0,8744 dólares às 13h10, a cair 0,25% face ao fecho de sexta-feira.