Notícia
Inflação em Portugal recuou mais do que o previsto em Janeiro para 1%
O crescimento dos preços no consumidor abrandou de 1,5%, em Dezembro, para 1%, em Janeiro, abaixo do estimado na primeira leitura do INE.
A taxa de inflação em Portugal recuou de 1,5%, em Dezembro, para 1%, em Janeiro, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira, 12 de Fevereiro.
O abrandamento no crescimento dos preços no consumidor foi, assim, superior ao previsto, já que a primeira estimativa do INE para Janeiro, revelada no dia 31 do mês passado, colocava a taxa de inflação em 1,1%.
O indicador de inflação subjacente, que exclui os preços mais voláteis da alimentação e energia, fixou-se em 0,9%, 0,3 pontos percentuais abaixo da taxa observada em Dezembro.
De acordo com os dados do INE, a contribuir para o crescimento dos preços no consumidor no arranque do ano estiveram os transportes e os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, enquanto o vestuário e calçado tiveram uma contribuição negativa.
O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 0,8% em Janeiro, depois de ter subido 2,2% em Dezembro, enquanto a taxa referente aos produtos energéticos diminuiu de 3,2%, no final de2017, para 2,3% no mês passado.
O crescimento dos preços em Portugal foi, assim, inferior à média da Zona Euro, onde a taxa de inflação se fixou em 1,3%, segundo revelou o Eurostat a 31 de Janeiro.
(Notícia actualizada às 11:25)