Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação desacelera em Espanha para 8,4% devido a quedas na eletricidade e combustíveis

Este é o primeiro declínio da inflação depois de dois meses de aumentos acentuados, que levaram o índice de Preços no Consumidor (IPC) a aumentos anuais de 9,8% em março, a sua taxa mais alta em quase 37 anos.

Lusa_EPA
28 de Abril de 2022 às 10:19
  • ...
A taxa de inflação anual em Espanha desacelerou em abril para 8,4%, uma diminuição de 1,4 pontos percentuais em relação à de março (9,8%), principalmente devido a quedas nos preços da eletricidade e dos combustíveis.

De acordo com os dados provisórios publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE), este é o primeiro declínio da inflação depois de dois meses de aumentos acentuados, que levaram o índice de Preços no Consumidor (IPC) a aumentos anuais de 9,8% em março, a sua taxa mais alta em quase 37 anos.

A diminuição da inflação homóloga para 8,4% deve-se principalmente a quedas nos preços da eletricidade e dos combustíveis, enquanto os preços dos alimentos registaram um aumento maior em abril do que no mesmo mês de 2021.

Os dados avançados do INE também incluem uma estimativa da inflação anual subjacente (excluindo alimentos não processados e produtos energéticos), tendo esta aumentado em abril em um ponto percentual, para 4,4%, o seu valor mais alto desde dezembro de 1995, colocando esta taxa quatro pontos abaixo da taxa geral de inflação.

Em termos de aumentos mensais, o IPC registou uma diminuição de 0,1% em abril em relação a março, a sua primeira queda depois de dois meses de aumentos.

No quarto mês de 2022, a taxa anual do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) em Espanha, que serve para fazer comparações entre países, foi de 8,3%, um ponto e meio mais baixa da de março.

O INE espanhol vai publicar os dados finais da evolução do IPC de abril em 13 de maio próximo.
Ver comentários
Saber mais Espanha Preços no Consumidor economia negócios e finanças macroeconomia inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio