Notícia
Índice de custo do trabalho cresce 4% no terceiro trimestre
O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 4% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2000, depois de ter aumentado 3,8% no trimestre anterior, anunciou hoje o Instituto...
Segundo o INE, entre as diversas actividades económicas, os índices que «atingiram valores mais elevados» foram os do sectores da produção e distribuição de electricidade, gás e água, que aumentou 6,9% em termos homólogos, e comércio, que cresceu 3,2%.
O ICT nas indústrias extractivas aumentou 4,4% no terceiro trimestre, enquanto o das industrias transformadoras apresentou uma variação homóloga de 4,4%, de acordo com a mesma fonte.
Custo do trabalho na óptica da entidade patronal cresce 27,2% desde 1995Segundo o relatório do INE, o custo do trabalho medido na óptica do custo para a entidade patronal, aumentou 27,2% entre 1995 e o terceiro trimestre deste ano, tendo atingido maior expressão no Algarve, com um aumento de 31,2%, e na Região Autónoma da Madeira, com um crescimento de 29,3%.
«Os custo de trabalho cresceram a ritmo superior para os dirigentes e quadros superiores de empresa», explicou o INE no mesmo estudo.
Custo médio de mão-de-obra em Portugal cresce 3,6% no primeiro semestreO custo médio de mão-de-obra em Portugal aumentou 3,6% nos dois primeiros trimestres do ano, em comparação com o período homólogo, enquanto na Holanda e Luxemburgo os crescimento foram de 5,2% e 7,3%.
A Itália (-1,4%) e a Alemanha (2,7%) foram os únicos países da União Europeias a apresentaram, no 2º trimestre de 2001, evoluções inferiores às da média da comunidade, decrescendo 1,4% e 2,7%.