Notícia
Guterres quer dependência directa de serviços de informação
O primeiro-ministro, António Guterres, propôs hoje que os serviços de informação passem a estar dependentes directamente do líder do Executivo, no âmbito de uma reforma do sistema de segurança nacional.
«Entendo que a melhor arquitectura do sistema (de informação) deverá passar pela dependência directa, e não delegada, do primeiro-ministro», defendeu António Guterres, no debate mensal com o Governo realizado hoje na Assembleia da República (AR).
A proposta avançada pelo líder do Governo, que terá de passar pela AR, prevê a coordenação do SIS e do SIEDM por uma Autoridade Nacional de Informação, nomeada pelo primeiro-ministro e dele directamente dependente.
António Guterres disse que o Governo tem toda a abertura para discutir esta proposta com os restantes partidos, sublinhando que pretende ver «um grande consenso político» nesta questão.
Noutro âmbito, o mesmo responsável adiantou que o Governo vai investir, «de imediato», um milhão de euros (200 mil contos)» no reforço do número de equipamentos e viaturas de descontaminação, dentro da estratégia delineada pelo Executivo na resposta aos riscos de ameaça Nuclear, Biológica e Química.