Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greenspan diz ainda existem «riscos significativos» para economia dos EUA (act.)

O presidente do FED, Alan Greenspan, disse hoje que apesar dos recentes sinais de melhoria, existem «riscos significativos» no que respeita à maior economia mundial, sugerindo que os EUA podem não estar ainda em recuperação.

11 de Janeiro de 2002 às 19:31
  • ...
O presidente da Reserva Federal (FED), Alan Greenspan, disse hoje que apesar dos recentes sinais de melhoria, existem «riscos significativos» no que respeita à maior economia mundial, sugerindo que os Estados Unidos (EUA) podem não estar ainda em recuperação.

«Apesar de vários sinais animadores de estabilização, continua a ser prematuro concluir que as forças restritivas da actividade económica já diminuíram o suficiente para que uma recuperação estável tenha lugar», afirmou Greenspan (na foto), num discurso proferido hoje perante empresários norte-americanos.

No entanto, o responsável máximo da autoridade monetária norte-americana, sublinhou que «existem indicações de que a fase de contracção do ciclo económico se está a aproximar do seu término».

No ano passado, o FED cortou a sua taxa directora num total de 475 pontos base para os actuais 1,75%, o nível mais baixo dos últimos 40 anos, na tentativa de impulsionar o crescimento económico.

As declarações de hoje de Greenspan sugerem que o FED está disposto a efectuar novas descidas do preço do dinheiro, com o objectivo de reforçar a confiança dos consumidores, estimulando desse modo o consumo.

No que respeita aos próximos tempos, Greenspan considerou que o desemprego poderá continuar a aumentar «limitando de algum modo o consumo», que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) norte-americano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio