Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo português assina acordo com banco de fomento alemão

O KfW, irá aconselhar o "Governo português no desenvolvimento de uma instituição financeira especializada com mecanismos de financiamento destinados a apoiar as empresas, nomeadamente as PME, e assim estimular as oportunidades de crescimento e o emprego" e poderá mesmo vir a financiar as PME portuguesas através do banco de fomento português.

Bruno Simão/Negócios
28 de Outubro de 2013 às 18:17
  • ...

O acordo foi assinado esta segunda-feira pelo Governo português, representado pela ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o ministro da Economia, António Pires de Lima, e o presidente-executivo do KfW Group, Ulrich Schröder, segundo um comunicado do Ministério das Finanças.

 

O Banco de Fomento português, que se designará por Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), contará com o apoio do banco estatal alemão, KfW. Esse apoio passa pelo "aconselhamento ao desenvolvimento da instituição" e também poderá incluir o financiamento de PME portuguesas.

 

"O KfW está ainda disposto, junto do Governo alemão, a abordar as possibilidades de financiar as PME portuguesas através desta instituição financeira especializada", refere o comunicado das Finanças.

 

A intenção da Alemanha conceder financiamento às empresas portuguesas, através de um banco de fomento, era conhecida desde Maio de 2013, altura em que o antigo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, esteve reunido com o seu homólogo alemão Wolfgang Schäuble

 

"Podemos beneficiar da colaboração alemã, em particular do banco de desenvolvimento alemão, que se chama KfW, que estará disponível para explorar a possibilidade de estender linhas de crédito a Portugal ou participar no capital das PME de formas intermediadas indiretamente por instituições portuguesas", afirmou, a 22 de Maio, o ministro português, citado pela agência Lusa.

 

Já em Novembro de 2012, aquando da visita oficial da chanceler Angela Merkel a Lisboa, havia ficado acordado que o KfW ajudaria Portugal a montar um banco de fomento idêntico para viabilizar projectos estruturantes.

 

No entender do Governo português, o envolvimento do KfW "na promoção de uma instituição financeira especializada será instrumental para a construção de tal instituição de acordo com as melhores práticas internacionais, beneficiando da vasta experiência das atividades do KfW ao nível da promoção do crescimento e do emprego desde 1948".

 

Criado no rescaldo da Segunda Guerra Mundial no quadro do Plano Marshall, o KfW teve um papel fundamental aquando da reunificação da Alemanha.

 

(Notícia actualizada às 18h40)

Ver comentários
Saber mais Maria Luís Albuquerque KfW Group Ulrich Schröder banco de fomento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio