Notícia
Governo anuncia investimentos de 332 milhões para acessos a Lisboa
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou hoje um conjunto de investimentos de cerca de 332 milhões de euros para dotar a região da Grande Lisboa de uma série de novas infra-estruturas rodoviárias que estarão concluíd
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou hoje um conjunto de investimentos de cerca de 332 milhões de euros para dotar a região da Grande Lisboa de uma série de novas infra-estruturas rodoviárias que estarão concluídas até 2010.
Na apresentação pública das novas acessibilidades à Grande Lisboa, Mário Lino salientou que as intervenções de alargamento do IC19 de duas para três faixas, a concessão da Grande Lisboa, a conclusão do último lanço da CRIL e a conclusão do Eixo Norte-Sul, vão ter um impacto muito positivo na vida de mais de 2 milhões de portugueses que vivem e trabalham nesta área.
O alargamento do IC19 terá um investimento total de 32 milhões de euros. A segunda fase, que prevê o alargamento e beneficiação do troço entre Cacém e Ranholas, representa um investimento de 18,5 milhões de euros e estará concluída em 2008. O contrato de concessão foi hoje assinado.
No caso da concessão da Grande Lisboa o investimento total ronda os 140 milhões de euros e integra a construção de dois novos eixos, o IC16 e o IC30. Mário Lino assinou hoje o despacho de adjudicação desta concessão à Mota-Engil, que ficará totalmente em serviço em 2010.
Para o fecho da Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL) o PIDDAC de 2007 consagra cerca de 4,5 milhões de euros para a primeira fase da construção, sendo que a obra total pressupõe um investimento global de 100 milhões de euros. A conclusão desta obra está prevista para 2009.
A conclusão do Eixo Norte-Sul, num troço de cinco quilómetros, prevê um investimento total de 60 milhões de euros, estando a obra terminada em Abril do próximo ano.