Notícia
Governo quer inteligência artificial a acelerar PT 2030 e PRR
Em entrevista ao Público, o ministro da Coesão assegura que o novo Executivo “não está cá para crucificar o Governo anterior”, mas sim “para resolver os problemas que não resolveu".
"As grandes infra-estruturas estão feitas", agora é "preciso usar os fundos naquilo que interessa e "pôr mais dinheiro no bolso das pessoas". Este é objetivo do ministro da Coesão, Manuel Castro Almeida. Para tal, em entrevista ao Público, revela que quer chamar universidades e politécnicos para ajudar os organismos estatais que gerem os fundos europeus.
Com candidaturas há 10 meses à espera de análise, o ministro admite a necessidade de mais meios. Porém, defende que a inteligência artificial (IA) pode ajudar no objetivo traçado, nomeadamente na análise de candidaturas para dar um "impulso significativo" ao Portugal 2030 e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Manuel Castro Almeida sublinhou ainda que o novo Executivo está "cá para resolver os problemas que o Governo anterior não resolveu", Porém, afasta-se da atual direção da discussão e assegura: "Não estamos cá para crucificar o Governo anterior".