Notícia
Governo espanhol anuncia plano de 4 mil milhões para apoiar o turismo
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, revelou esta quinta-feira que o setor do turismo vai receber 4.250 milhões de euros para fazer face aos danos causados pela pandemia.
É um dos principais destinos turísticos do mundo, e foi também um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19. Para ajudar na recuperação do setor turístico, que vale mais de 12% do PIB de Espanha, o Governo do país vizinho anunciou esta quinta-feira um plano de apoios de 4.250 milhões de euros.
Perante a iminência de um verão com poucos turistas estrangeiros, as empresas de turismo espanholas vão ter à disposição 2.500 milhões de euros em linhas de crédito. A este montante juntam-se 850 milhões de euros destinados a medidas de sustentabilidade e digitalização, que têm como objetivo "melhorar a competitividade do setor".
Ainda falta conhecer outros detalhes do plano, nomeadamente ao nível da distribuição dos apoios, mas uma das metas anunciadas pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, é garantir o posicionamento de Espanha como um destino turístico seguro. Para isso, serão reforçadas as campanhas de marketing e promoção internacional do turismo espanhol.
"Este é um plano imprescindível. O turismo tem uma grande importância na imagem exterior e na reputação do nosso país", sublinhou o primeiro-ministro espanhol, citado pelo El País, durante a conferência de apresentação do programa. Segundo o governante, mais de 83 mil empresas do setor recorreram às linhas de crédito disponibilizadas no âmbito da covid-19, no valor de 11 mil milhões de euros.
Segundo a Bloomberg, Espanha recebeu no ano passado mais de 80 milhões de turistas, 80% dos quais chegaram ao país de avião. Espanha prepara a reabertura das fronteiras a países da União Europeia para o próximo domingo. Já as fronteiras terrestres com Portugal só reabrem a 01 de julho.