Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gastos dos consumidores franceses descem 0,4% em Outubro

Os gastos dos consumidores franceses recuaram 0,4% em Outubro, registando a segunda queda mensal consecutiva, com o aumento do desemprego a limitar o poder de compra dos consumidores, anunciou o INSEE.

21 de Novembro de 2001 às 10:06
  • ...
Os gastos dos consumidores franceses recuaram 0,4% em Outubro, registando a segunda queda mensal consecutiva, com o aumento do desemprego a limitar o poder de compra dos consumidores, anunciou o INSEE, o instituto de estatística francês.

A descida verificada em Outubro foi superior à prevista pelos analistas, depois deste indicador ter recuado 0,1% em Setembro, de acordo com os dados revistos do INSEE, quando as estimativas iniciais haviam apontado para um acréscimo de 0,2%.

A decida do consumo está relacionada com os receios dos franceses face ao aumento do desemprego, depois de várias empresas terem anunciado cortes de pessoal este ano, para enfrentar a redução da procura provocada pelo abrandamento económico.

Em Setembro, a taxa de desemprego da França, a segunda maior economia da Zona Euro, atingiu o valor mais alto em oito meses, ao crescer para os 8,9%.

Os dados divulgados hoje vieram aumentar as expectativas de que a economia francesa irá continuar a abrandar nos próximos tempos, depois do produto interno bruto (PIB) ter aumentado ao ritmo mais baixo em quatro anos e meio no segundo trimestre do ano.

Na vizinha Alemanha, o Bundesbank anunciou esta semana que o PIB deverá ter permanecido estagnado entre Julho e Setembro, pelo segundo trimestre consecutivo.

Os sinais de abrandamento da Zona Euro já levaram o Banco Central Europeu (BCE) a cortar a sua taxa directora em 150 pontos base este ano, para os 3,75%. A descida dos juros costuma estimular o investimento e o consumo, através da redução dos encargos afectos à contracção de financiamentos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio