Notícia
Garzón, Snowden, Farage e Moro vão às Conferências do Estoril
O Estoril vai receber vários magistrados mundialmente conhecidos pela investigação de processos de corrupção a 29 e 30 de Maio. Edward Snowden, Nigel Farage e Oliver Stone também vão estar presentes.
O polémico juiz espanhol Baltazar Garzón e o juiz brasileiro Sérgio Moro (na foto), responsável pela operação Lava Jato, vão marcar presença num dos painéis das Conferências do Estoril, que se realizam a 29 e 30 de Maio. No mesmo painel marcam ainda presença o procurador italiano Antonio Di Pietro, que participou, enquanto procurador, no processo de corrupção Mãos Limpas, e o juiz português Carlos Alexandre.
Garzón investigou diversos casos de corrupção e terrorismo e lidera actualmente a defesa de Julian Assange, fundador da Wikileaks, que está exilado na embaixada do Equador, em Londres.
O anúncio foi feito esta manhã, num encontro da câmara de Cascais com a imprensa para apresentar o plano de actividades para 2017. O vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz, explicou que o tema das conferências é a "Migração Global". Confirmada está também a presença de Nigel Farage, o ex-líder do partido nacionalista britânico UKIP.
Adicionalmente, também foi avançada a participação de Edward Snowden, o ex-analista da NSA que divulgou milhares de documentos que expuseram diversos programas de vigilância à escala global. Edward Snowden está refugiado na Rússia e deverá participar através de vídeo-conferência.
Também vêm às Conferências do Estoril a activista grega Lora Pappa, o realizador norte-americano Olivier Stone (que dirigiu o filme Snowden, que estreou no ano passado) e a advogada e activista saudita Sofana Dahlan.