Notícia
Fundação Champalimaud apresentada hoje em Lisboa
A Fundação Champalimaud, a grande surpresa do testamento do empresário António Champalimaud, falecido há pouco mais de um ano, será apresentada publicamente hoje. Presidida por Leonor Beleza, antiga ministra da Saúde, a instituição, tem por objecto a inve
A Fundação Champalimaud, a grande surpresa do testamento do empresário António Champalimaud, falecido há pouco mais de um ano, será apresentada publicamente hoje. Presidida por Leonor Beleza, antiga ministra da Saúde, a instituição, cujo nome formal é Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud, os nomes dos pais do milionário português, tem por objecto a investigação científica na área da medicina.
A herança que lhe foi atribuída ronda os 500 milhões de euros. Hoje, antes da apresentação pública da Fundação, que será presidida pelo Presidente da República, realizar-se-á a primeira reunião do conselho de curadores.
Para além da Leonor Beleza, presidente do conselho de administração, integram o conselho de curadores Cavaco Silva e Simone Veil, ex-presidente do Parlamento Europeu, que estarão ausentes, bem como Almeida Santos, António Coutinho, director do Instituto Gulbenkian de Ciência, o neurologista António Damásio e António Travassos, Pedro d’Abreu Loureiro e Daniel Proença de Carvalho, respectivamente, o oftalmologista, o cardiologista e o testamenteiro e advogado do empresário.
Este órgão fica completo com Corrêa da Silva, João Raposo Magalhães e Mary Robinson, ex-Presidente da República da Irlanda. A administração é composta por três membros: Leonor Beleza (presidente), António Borges e João Silveira Botelho.
Do conselho fiscal fazem parte Dias Loureiro, António Pinto Barbosa e José Luís Carvalho Cardoso.