Notícia
França cria 118 mil postos de trabalho no terceiro trimestre
A França, a segunda maior economia da Zona Euro, criou 118 mil novos postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano. O aumento do consumo, os níveis recordes atingidos na produção e o aumento das...
«No nosso mercado as necessidades dos clientes são enormes» afirmou Jacques Tordjnan, administrador da GFI Informatique, à agência Bloomberg.
A área dos serviços, que incluem as empresas de informática e de telecomunicações, foram responsáveis pela criação de 89,1 mil postos de trabalho no terceiro trimestre e o sector da indústria por 15,5 mil empregos.
O aumento de postos de trabalho em França teve o seu pico no primeiro trimestre, ao registar um crescimento de 1,1% face ao trimestre anterior, depois de as empresas começaram a recorrer à redução da semana de trabalho.
A redução da semana de trabalho de 39h para 35h, permite às empresas conseguirem maior flexibilidade na contratação, e diminuir a carga fiscal, das empresas, sobre as remunerações dos trabalhadores.
A taxa de desemprego atingiu o seu valor mais baixo dos nove anos, ao registar 9,5%.
Os salários aumentaram 0,7%, relativamente ao trimestre anterior e 1,95%, relativamente ao mesmo período de 1999, ficando abaixo dos 2,1% da taxa de inflação, excluindo o tabaco.
O crescimento económico esperado pelo Governo francês é de 3,4%, contra os 2,9% registados em 1999.