Notícia
Ferreira Leite confirma revisão em baixa PIB; confiante retoma segundo semestre
A ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite confia na possibilidade da retoma da economia nacional no segundo semestre deste ano, depois de ter confirmado uma revisão em baixa das estimativas para o PIB deste ano.
Haverá a possibilidade de, no segundo semestre de 2003, alteração desta situação» de abrandamento económico, afirmou Ferreira Leite na Conferência Anual da Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CMVM) subordinada ao tema «O Impacto no Mercado de Capitais Português das Normas Internacionais de Contabilidade e da Nova Directiva dos Serviços de Investimento».
As estimativas de crescimento de 1,3% para a economia nacional «não deixarão de acompanhar as estimativas internacionais que têm sido feitas. Concerteza que as estimativas de crescimento serão revistas em baixa», confirmou a ministra depois de, no dia anterior, ter sugerido que a evolução económica não coincidirá com as previsões do Governo.
O condicionalismo internacional e a evolução da economia europeia são as razões apontadas por Ferreira Leite para essa revisão em baixa. A redução do crescimento económico não vai, contudo, levar o Governo a apoiar alterações aos critérios do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) nem apostar no aumento do investimento público.
Para Ferreira Leite, o aumento das despesas públicas «seriam provavelmente bastante gravosas» para a economia nacional.
«O nosso problema não é apenas de natureza orçamental. Temos um problema de desequilíbrio externo gravíssimo», lembrou a mesma responsável. Fomentar a procura interna «daria aumento de crescimento mas também daria um aumento de desequilíbrio externo.