Notícia
FED reduz taxa de juro nos EUA para 3% (act.)
A Reserva Federal (FED) norte-americana cortou hoje sua principal taxa de juro em 50 pontos base, colocando o custo do dinheiro nos Estados Unidos (EUA) nos 3%, na tentativa de atenuar os efeitos dos recentes atentados terroristas contra aquele país.
Este foi o oitavo corte realizado pelo FED desde o início do ano, e ocorre no mesmo dia em que as Bolsas norte-americanas voltam a negociar, depois da suspensão de terça-feira da semana passada, na sequência dos ataques terroristas aos EUA.
Segundo o comunicado da autoridade monetária norte-americana «a Reserva Federal irá continuar a fornecer liquidez necessária aos mercados financeiros, até que o normal funcionamento dos mercados seja restaurado». O FED reconhece que a actual taxa de juro poderá estar abaixo do que seria o ideal, se não fosse esta situação extraordinária.
O FED tem agendada uma reunião para 2 de Outubro com o objectivo de definir a política monetária dos EUA.
Segundo analistas, o Banco Central Europeu (BCE) deverá cortar nos próximos dias a sua principal taxa de juro, que se situa actualmente nos 4,25%, depois de na quinta-feira passada a autoridade monetária ter deixado inalterado o custo do dinheiro nos países da Zona Euro.