Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FED e BCE podem cortar taxas de juro

A FED poderá cortar, ainda hoje, as taxas de juro, enquanto o BCE deverá reduzir nas próximos dias o custo do dinheiro na Zona Euro, com o objectivo evitar uma quebra das acções e uma recessão económica mundial, depois do ataque de terça-feira.

17 de Setembro de 2001 às 11:04
  • ...
A Reserva Federal (FED) poderá cortar, ainda hoje, as taxas de juro, enquanto o Banco Central Europeu (BCE) deverá reduzir nas próximos dias o custo do dinheiro na Zona Euro, com o objectivo evitar uma quebra das acções e uma recessão económica mundial, depois do ataque de terça-feira.

De acordo com analistas, os Governos e os bancos centrais «irão tomar todas as medidas necessárias» para evitar quebras nas maiores economias mundiais, que poderão ocorrer depois dos ataques terroristas aos Estados Unidos (EUA).

A medida do FED terá como objectivo evitar uma quebra dos mercados accionistas e uma recessão económica. A economia dos Estados Unidos cresceu no segundo trimestre a um ritmo anual de 0,2%, o menor crescimento dos últimos oito anos.

Segundo analistas, as Bolsas americanas poderão cair até 10% na abertura de hoje, depois de na semana passada as Bolsas europeias terem registado a pior semana em mais de três anos.

O BCE, que manteve na quinta-feira inalterada a sua principal taxa de juro nos 4,25%, deverá reduzir nos próximos dias o custo do dinheiro na Zona Euro, segundo analistas citados pelas agências internacionais. A economia dos países que partilham a moeda única cresceu 0,1% no segundo trimestre, contra os 0,5% dos primeiros três meses do ano.

O FED tem agendado para 2 de Outubro a sua próxima reunião para definir a política monetária nos EUA, enquanto a reunião do BCE está prevista para 11 do próximo mês.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio