Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed diz que economia norte-americana crescerá 5% em 2004

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos deverá crescer 5% durante este ano, o ritmo mais elevado das últimas duas décadas, anunciou hoje a Reserva Federal norte-americana (Fed) num relatório de previsões económicas. A instituição prevê ainda que

11 de Fevereiro de 2004 às 16:42
  • ...

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos deverá crescer 5% durante este ano, o ritmo mais elevado das últimas duas décadas, anunciou hoje a Reserva Federal norte-americana (Fed) num relatório de previsões económicas. A instituição prevê ainda que a taxa de desemprego nos EUA baixe e que a inflação abrande.

A Fed espera que a economia norte-americana cresça entre 4,5 a 5% durante o ano, superando os 4,3% registados em 2003 e atingindo um ritmo de crescimento que os EUA já não obtinham desde 1984.

As razões apontadas pela Fed para esta previsão optimista – em Julho de 2003 a instituição tinha previsto um crescimento de 3,75 a 4,75% para este ano – são o crescimento da produtividade registado nos EUA, os cortes nos impostos, a cotação baixa do dólar e o valor das taxas de juro, que se encontram em 1%, o valor mais baixo dos últimos 46 anos.

Estas previsões da Fed superaram os números apresentados pelos economistas da Casa Branca, que projectavam um crescimento de 4% da economia norte-americana.

Em relação à inflação, a Fed diz esperar que esta abrande ao longo do ano, devendo crescer entre 1 a 1,25%. Em 2003 o índice dos preços do consumidor aumentou 1,4%. O valor baixo da inflação tem sido uma das razões pelas quais a Fed decidiu manter as taxas de juro em 1%.

No relatório apresentado hoje, a Fed reconhece que há incerteza no que toca ao crescimento do investimento das empresas e do aumento de postos de trabalho. Os números da instituição apontam para que a taxa de desemprego se situe nos 5,25% no último trimestre do ano. Nos últimos cinco meses foram criados 366 mil novos empregos nos EUA, e a Casa Branca anunciou que este ano serão criados 2,6 milhões de novos postos de trabalho.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio