Notícia
Fed baixa taxa de juro para 4,5% (actualização)
A Reserva Federal norte-americana (Fed) cortou a sua taxa de juro de referência em 50 pontos base para os 4,5%, após uma reunião extraordinária.
O corte hoje efectuado é o quarto desde o início do ano, altura em que a taxa de juro dos Estados Unidos se situava nos 6,5%. É a segunda vez este ano que o Fed cortou a taxa de juro no seguimento de uma reunião extraordinária.
A Reserva Federal (FED) admitiu no dia 9 de Abril a possibilidade de um novo corte nas taxas de juro dos EUA antes da próxima reunião da autoridade monetária norte-americana, a 15 de Maio, segundo afirmou um membro da instituição, em entrevista à estação televisiva CNBC.
A 3 de Janeiro, a autoridade monetária norte-americana baixou o preço do dinheiro em 50 pontos base, numa decisão que foi tomada entre reuniões do FED e que tomou de surpresa os mercados, levando o Nasdaq a ganhar mais de 14%, naquela que foi a maior progressão diária da história deste índice.
Na Zona Euro, a taxa de juro do Banco Central Europeu (BCE) situa-se actualmente nos 4,75%, com o BCE a ser o único dos principais bancos centrais que ainda não desceu as taxas desde o início do corrente ano.