Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Férias com um pé na praia e outro no campo

Tem uma "costa muito bonita" e "uma zona de quintas e de vinhas muito interessante". Come-se bem. Está perto de Lisboa. Nuno Amado só vê boas razões para se visitar a região de Torres Vedras, onde o líder do BCP nasceu.

31 de Julho de 2012 às 00:01
  • ...
Não se pode deixar de fazer "o caminho que vai da Praia de Santa Cruz à Praia de Porto Novo e depois seguir para o Vimeiro. Pode-se ir de carro ou de bicicleta". A sugestão de Nuno Amado permite, num único passeio, descobrir uma das razões que, segundo o banqueiro, justificam fazer umas férias ou, pelo menos, uma visita à região de Torres Vedras. Quem passar férias em Portugal deve visitar a zona onde o banqueiro nasceu pela conjugação, numa área relativamente pequena, da beleza natural da costa e do interior do País.

"É uma região muito completa. Tem a praia, mas também tem campo, onde há vinhas e quintas. É perto de Lisboa, mas já é província. Tem uma cultura muito rica e uma óptima localização, porque está próxima de outras localidades de interesse turístico, como Mafra, Óbidos, Caldas da Rainha, Peniche e Ericeira", resume o presidente do BCP, em defesa da sua terra natal.

A Praia de Santa Cruz está no topo da lista de sugestões de Amado. "É muito bonita, mas fresquinha como todas as daquela zona", graceja o banqueiro, chamando a atenção para as idiossincrasias do clima das praias da região Oeste. Imperdível é o Penedo do Guincho, uma estrutura rochosa com 30 metros de altura, cuja imponência marca o areal de Santa Cruz.

No interior, Nuno Amado recomenda uma visita a Dois Portos, São Domingos de Carmões e Turcifal. "É uma zona de quintas e de vinhas muito bonita", garante, com o conhecimento de causa de quem continua a voltar com frequência a Torres Vedras, apesar dos afazeres profissionais se terem intensificado com a liderança do BCP.

Mas nem só de paisagens é feita a lista de recomendações de Amado. Conhecer uma região também é saborear a sua gastronomia. E não é preciso gastar muito dinheiro.

"Para comer há várias opções. Como o Vela de Ouro, [em Santa Cruz], ideal para quem quer bom peixe. Para comida caseira há o Manjar Real [na mesma praia]", recomenda o banqueiro. Para uma experiência mais "típica", os curiosos devem visitar a Adega Taurina Manadinhas, localizada junto ao castelo de Torres Vedras. No interior campestre, com pratos de carne, pode escolher entre O Lampião (Turcifal), o Barracão (Paúl), ou o Trás d’Orelha (Catefica). "Uma cervejaria muito barata é O Gordo, em Torres".

Quem quiser passar a noite na região pode escolher entre duas sugestões, uma económica e outra luxuosa. "As pensões de Porto Novo são uma opção barata . Mais caro, mas muito bom, é o Hotel Areias do Seixo. É muito recomendável, mas não é barato", avisa o banqueiro. Quem não ficar neste hotel de charme pode sempre passar por lá para tomar um café.

Torres Vedras: Regresso em "part-time" para ajudar

Nuno Amado não desprezaria voltar a morar em Torres Vedras quando se reformar. Mas existe "uma divergência familiar e a família manda", confidenciou numa entrevista de cariz mais pessoal que concedeu ao Negócios em Outubro de 2009. Mesmo assim, o banqueiro garante que irá voltar "para fazer coisas de responsabilidade social, em 'part-time'".

Para já, vai mantendo a ligação à região onde nasceu em visitas frequentes, facilitadas pelo facto de ter uma casa na costa. "A casa em Santa Cruz é a casa na terra", revelou na mesma entrevista. Aliás, aquela praia é o local que refere quando lhe perguntam que "tipo de menino era". Sem hesitações, Nuno Amado responde: "A minha infância? Praia! A minha paixão são as ondas". Mesmo que em causa esteja uma "praia bonita, mas fresquinha".

Ver comentários
Saber mais Viagens na minha terra praia campo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio