Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações descem 5,2% e importações crescem 6,8%

Os dados preliminares do comércio extracomunitário, apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que de Janeiro a Novembro de 1999, em Portugal as exportações desceram 5,2% e as...

17 de Janeiro de 2000 às 16:51
  • ...
Os dados preliminares do comércio extracomunitário, apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que de Janeiro a Novembro de 1999, em Portugal as exportações desceram 5,2% e as importações cresceram 6,8%, tomando como referência os resultados preliminares do primeiro apuramento do período homólogo do ano anterior.

Deste modo, o défice da balança comercial situou-se em 3,9 mil milhões de euros (795,4 milhões de contos), significando um acréscimo de 20,4% sobre igual período do ano anterior, com uma taxa de cobertura das importações de 47%, contra os 53% verificados em período homólogo do ano anterior.

Analisando as importações com origem nos países terceiros, verifica-se que a OPEP, os EUA, o Japão a EFTA e ainda a Coreia do Sul foram os principais parceiros, com 56,1% do total, registando-se um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo período de 1998. Por seu lado, nas exportações os principais parceiro comerciais foram os EUA, os PALOP, a EFTA e o Brasil, representando, no seu conjunto 57,7% do total, evidenciando um aumento de apenas 0,2% em relação ao ano anterior.

Note-se que os dados preliminares serão objecto de correcções, pela disponibilidade de informação adicional por parte do INE.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio