Notícia
Exportações portuguesas ultrapassaram 50% do PIB em 2022, confirma o ministro da Economia
As vendas ao exterior já representam mais de metade do produto interno bruto, disse António Costa Silva no parlamento
As exportações portuguesas já ultrapassaram 50% do produto interno bruto (PIB), confirmou o ministro da Economia no parlamento.
Numa sessão plenária sobre política setorial, António Costa Silva quis sublinhar a capacidade exportadora de Portugal, confirmando o que o Governo tem vindo a apontar nas últimas semanas como hipótese provável: "As exportações em Portugal passaram 50% do produto interno bruto", enfatizou, enumerando alguns setores que se destacaram, passando pelo turismo - "um dos motores da nossa economia" mas também pela indústria metalomecânica, que "excedeu 20 mil milhões de euros em expoertações, nunca tínhamos conseguido".
Costa Silva elogiou ainda o setor do calçado, "que também teve recordes. Em 2022 foram exportados 76 milhões de pares de sapatos e as receitas excederam 32 mil milhões", afirmou na declaração inicial.
O responsável pela pasta da Economia e do Mar enumerou ainda "sinais muito positivos" para a economia, "não apenas em termos de desempenho das exportações e da capacidade de diversificar em mercados iunternacionais", começando pela inflação, "um dos grandes problemas em 2022", que reduziu em dezembro e em janeiro.
"Na economia portuguesa há melhorias dos indicadores de confiança e uando olhamos para o clima económico, o indicador subiu e é positivo", disse, concluindo que "é a derrota do pessimismo. Não podemos entrar em deslumbramento mas temos de rejeitar visões catastrofistas sobre a economia portuguesa", considerou.
Costa Silva também vê "sinais positivos também na envolvente externa", disse, destacando que "a Alemanha vai evitar a recessão e há sinais positivos também em Espanha", disse.
O governante realçou ainda que há uma redução de "mais de 80% nos preços do gás e os mercados internacionais de energia caminham para a estabilização".