Notícia
Estado encaixa mil milhões de euros com regularização de dívidas fiscais
O Estado arrecadou cerca de mil milhões de euros com o plano de regularização das dívidas ao Fisco e à Segurança Social, ao qual aderiram mais de 300 mil contribuintes, disse a Ministra de Estado e das Finanças Manuela Ferreira Leite.
Até sexta-feira passada, dia em que terminava o prazo, mais de 300 mil contribuintes entregaram nos cofres do Estado cerca de mil milhões de euros de dívidas em atraso, aproveitando o perdão dos juros concedido pelo Governo.
Com esta receita, que saiu bem acima das expectativas do Executivo, Ferreira Leite voltou a garantir que o défice orçamental de 2002 ficará pelo menos nos 2,8% do PIB.
Quando anunciou este plano excepcional de regularização de dívidas fiscais, Ferreira Leite garantia que o total das dívidas ascendia a 9 mil milhões de euros, valor impossível de recuperar na totalidade.
Na cerimónia para inaugurar o monumento às vítimas da tragédia de Entre Os Rios, Manuela Ferreira Leite destacou o elevado número de contribuintes que regularizaram a sua situação com o Fisco, afirmando que «o sentimento que se instalou nas pessoas é de que a relação com o Fisco vai mudar».
O facto de 300 mil contribuintes terem regularizado a sua situação fiscal, representa «uma onda de consciencialização absolutamente essencial para ultrapassar uma situação bastante negativa que era a das fugas ao fisco».