Notícia
Défice de Espanha atinge 5,2% em 2015
O défice orçamental espanhol ficou quase um ponto percentual acima do acordado com a Comissão Europeia, atingindo os 5,18% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015.
O défice orçamental espanhol atingiu, no final de 2015, os 56.608 milhões de euros, ou seja, 5,2% do PIB do país, de acordo com dados oficiais publicados esta quinta-feira, 31 de Marçopelo instituto de estatística espanhol. Este valor fica quase um ponto percentual acima dos 4,2% acordados com Bruxelas.
"No conjunto de 2015, as administrações públicas apresentaram uma necessidade de financiamento de 56.608 milhões (face a 61.319 milhões de euros)", lê-se no comunicado do instituto. Este valor cai em 547 milhões de euros "se não forem incluídas as ajudas às instituições financeiras".
A derrapagem do défice é explicada pela Segurança Social e pelas comunidades autónomas.
Ainda hoje, o ministro espanhol das Finanças, Cristóbal Montoro, irá detalhar estes números e apresentar o plano de ajustamentos necessários para reduzir o défice orçamental.
Em Outubro do ano passado, a Comissão Europeia (CE) tinha alertado Madrid para a possibilidade de o défice ficar acima dos 4,2% acordados. Na altura, o comissário europeu para os assuntos económicos, Pierre Moscovici, apontavam para um défice de 4,5%.
O mesmo alerta foi feito para o défice de 2016. Segundo Bruxelas, este deverá ficar nos 3,5% e não nos 2,8% estabelecidos.
"A análise da comissão confirma o risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento tanto em 2015 e 2016, como já dissemos na Primavera", afirmou, na altura, Moscovici, citado pelo jornal económico Expansión.
Ao Negócios fonte oficial da CE confirma a recepção, mas não quis fazer mais comentários.