Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

S&P mantém "rating" espanhol três níveis acima de lixo

Agência de notação de risco mantém a notação apesar de derrapagens nas contas e instabilidade política confiando num crescimento da economia de 2,5% ao ano entre 2016 e 2019, bem acima da média da Zona Euro

14 Mariano Rajoy – Espanha – 78,18 mil euros
REUTERS
01 de Abril de 2016 às 17:57
  • ...

A Standard&Poor’s (S&P), uma das principais agências de notação de risco, anunciou sexta-feira, 1 de Abril, que mantém o "rating" espanhol em BBB+, com perspectiva estável. A avaliação da empresa sobre o risco de incumprimento da dívida pública no país vizinho surge um dia depois de ser conhecida uma derrapagem significativa no défice orçamental para 5,2% do PIB em 2015, e resiste à elevada incerteza política no país.

O rating BBB+ é o terceiro nível acima do limiar das notações de investimento especulativo conhecidas como "lixo", nas quais se encontra, por exemplo, Portugal que recebe da S&P a notação de BB+, com perspectiva estável desde Outubro de 2015.

A S&P subiu o rating espanhol em Outubro do ano passado num nível, de BBB para BBB+, justificando a decisão com "um desempenho económico sólido e equilibrados nos últimos quatro anos" que beneficiou as contas públicas do país. A dívida pública espanhola ronda os 100% do PIB, que comparam, por exemplo, com os 129% nacionais.

Seis meses depois, a agência de rating mantém a notação, justificando a avaliação com "o forte crescimento económico do país em comparação com os parceiros da Zona Euro, o que é contrabalançado com as elevadas dívida externa e dívida pública, e situação orçamental", citam várias publicações espanholas, que dão ainda conta do aviso da empresa para os riscos que nascem da "prolongada incerteza política" que poderá penalizar o crescimento e as contas públicas. Quase quatro meses após as eleições de Dezembro, Mariano Rajoy (na foto) continua com o seu governo em funções aguardando a formação de um novo governo.

A S&P aponta para um crescimento médio em Espanha de 2,5% entre 2016 e 2019, que compra com 1,7% da média da Zona Euro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio