Notícia
"Empresa na Hora" vence prémio europeu de redução de burocracia
O projecto português "Empresa na Hora" foi hoje distinguido em Bruxelas com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de "redução da burocracia", num evento apoiado pela Comissão Europeia.
O projecto português "Empresa na Hora" foi hoje distinguido em Bruxelas com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de "redução da burocracia", num evento apoiado pela Comissão Europeia.
Estes prémios, lançados em 2005, visam reconhecer e recompensar iniciativas tomadas por autoridades locais para apoiar o espírito empresarial a nível regional, tendo aderido à competição mais de 400 autoridades locais e regionais de todos os países da União Europeia (UE), dos futuros Estados-membros Bulgária e Roménia, e ainda da Islândia e Noruega.
Das centenas de propostas foram escolhidas 13 finalistas, entre as quais o projecto "Empresa na Hora" ("On-the-Spot-Firm"), o regime especial de constituição de sociedades que torna possível estabelecer empresas em menos de uma hora e com custos muito mais reduzidos, perante um único controlo administrativo.
Este regime, agora distinguido em Bruxelas, foi implementado a título experimental em Coimbra, mas já foi alargado e tem actualmente um âmbito nacional.
Um júri europeu, constituído por especialistas independentes, atribuiu hoje seis prémios de empreendedorismo, o mais importante dos quais, o Grande Prémio Europeu de Iniciativa Empresarial 2006, a um projecto finlandês, protagonizado por 36 organizações públicas, que consiste numa estratégia para fazer do centro da Finlândia uma região mais propícia ao empreendedorismo.
O projecto garante designadamente que "a perspectiva das empresas é tomada em consideração no processo decisório e que as pessoas são encorajadas a optar por uma carreira empresarial, adoptando sólidos valores éticos".
Além deste prémio, foram atribuídos galardões noutras cinco categorias, nomeadamente "Apoio à Iniciativa Empresarial", "Investimento Humano", "Iniciativa Empresarial Responsável" e "Vanguarda da Iniciativa Empresarial", além do prémio "Redução da Burocracia".
O comissário europeu com a pasta das Empresas e Indústria comentou que os seis projectos vencedores "comprovaram que as instituições públicas e as empresas podem trabalhar em conjunto para produzir ideias inovadoras e criar novos empregos".