Notícia
Economia norte-americana deverá estabilizar no segundo semestre
O vice-presidente da Reserva Federal dos EUA, Donald Kohn, afirmou ontem que a economia norte-americana deverá estabilizar no segundo semestre deste ano e começar a recuperar depois do fortalecimento dos "debilitados" mercados financeiros.
21 de Abril de 2009 às 09:57

Os gastos dos consumidores “parecem estar a ganhar força” e a contracção do mercado habitacional abrandou, disse ontem o responsável, citado pela Bloomberg, acrescentando que “esses desenvolvimentos poderão ser um indicador de que as condições” estão a melhorar.
“Ainda estamos a lidar com as consequências dos desenvolvimentos que precipitaram a crise”, sublinhou Donald Kohn, acrescentando que “o meu palpite é que estamos a caminho de uma recuperação gradual, embora ainda haja bastante incertezas à volta dessa previsão”.
Os responsáveis do banco central dos EUA encontram-se nos próximos dias 28 e 29 de Abril. Na reunião de Março, afirmaram que os riscos estavam baixos “a médio prazo”, segundo as minutas de dia 8 de Abril.
As declarações deste responsável estão em linha com as de Ben Bernanke, que afirmou, na semana passada, que há sinais de que o “forte declínio” da economia norte-americana está a abrandar.
“Os mercados financeiros melhoraram”, continuou Kohn, que disse ainda que “o caminho da economia vai depender de forma decisiva de quão rapidamente se vão dissipar as turbulências nos mercados financeiros”.