Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Duisenberg diz queda do euro não preocupa BCE

A queda do euro nos mercados cambiais não constitui uma preocupação para o BCE, afirmou hoje Wim Duisenberg, presidente da instituição, indiciando que o BCE não vai efectuar uma intervenção para suster o valor da moeda.

31 de Maio de 2001 às 11:03
  • ...
A queda do euro nos mercados cambiais não constitui uma preocupação para o Banco Central Europeu (BCE), afirmou hoje Wim Duisenberg, presidente da instituição, indiciando que o BCE não vai efectuar uma intervenção para suster o valor da moeda.

«A cotação do euro não é um objectivo para nós. Só seria importante se não pudesse sustentar o nossa meta para a inflação e esse não é o caso», sublinhou o líder da autoridade monetária europeia, numa conferência de imprensa realizada na Áustria.

As afirmações de Duisenberg indiciam que o BCE não pretende efectuar uma intervenção em defesa da moeda, contrariando rumores que circularam nos últimos dias nos mercados cambiais.

O euro já perdeu cerca de 10% face ao dólar desde o início do ano, tendo recuado 19,43% relativamente ao nível verificado a 1 de Janeiro de 1999, a data em que a moeda única começou a negociar.

No ano passado, o BCE efectuou várias intervenções para suster o valor da divisa europeia, vendendo dólares e comprando euros.

Após as declarações de Duisenberg, o euro transaccionava nos 0,8487 dólares, a perder 0,96%, atingindo um novo mínimo dos últimos seis meses.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio