Notícia
Dívida pública diminui para 273,3 mil milhões de euros em novembro
A dívida pública, na ótica de Maastricht, diminuiu 500 milhões para 273,3 mil milhões de euros em novembro. Banco de Portugal indica que, para este recuo, terão contribuído as amortizações de títulos de dívida, dos empréstimos e de certificados do Tesouro, bem como as reduções de outros depósitos.
"Esta diminuição refletiu as amortizações líquidas de títulos de dívida (-1,3 mil milhões de euros), dos empréstimos (-0,4 mil milhões de euros), de amortizações de certificados do Tesouro (-0,3 mil milhões de euros) e reduções de outros depósitos junto das administrações públicas", indica o banco central liderado por Mário Centeno.
No que diz respeito aos depósitos das administrações públicas, registou-se uma redução de 0,6 mil milhões de euros em novembro. "Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 0,2 mil milhões de euros, para 254,3 mil milhões de euros", indica.
O Ministério das Finanças, tutelado por Fernando Medina, conta que a dívida pública caia para 115% do PIB este ano. A concretizar-se esse objetivo, Portugal terá "a terceira maior redução da dívida" em toda a União Europeia, passando de uma dívida de 125,5% do PIB em 2021 para 115,0% do PIB em 2022.
Em 2023, o Governo conta que a dívida continue a cair, atingindo um rácio de 110,8% do PIB. O governador do BdP, Mário Centeno, tem alertado, no entanto, que "a trajetória de redução de endividamento público pode ser desafiada pelo aumento das despesas com juros e pelo abrandamento real e nominal da economia".