Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Despiste no IP2 ocorreu em zona perigosa e em "condições adversas", diz Protecção Civil

O despiste com um autocarro que transportava estudantes hoje no IP2, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, aconteceu com "condições adversas" e numa zona com "muita sinistralidade", segundo a Protecção Civil.

Nuno Veiga/Lusa
08 de Abril de 2018 às 22:27
  • ...

Segundo o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Rui Conchinha, o acidente, em que morreu um rapaz de 20 anos, ocorreu no nó de Arez e a Barragem de Fratel do IP2, uma estrada "sempre perigosa e numa zona já com muita sinistralidade".

 

"Com condições adversas, com muita chuva", o autocarro despistou-se pelas 17:56 e fez um capotamento lateral, descreveu Rui Conchinha.

 

Questionado sobre as causas do acidente, o comandante distrital de Portalegre disse que as "equipas de peritos da Brigada de Trânsito estão no local a fazer a respectiva peritagem e só eles é que se poderão pronunciar nesse sentido".

 

O autocarro transportava, além do motorista, 48 passageiros, sobretudo jovens entre os 18 e os 23 anos provenientes da Covilhã e de Belmonte, que estavam a regressar de uma viagem de finalistas a Espanha, segundo fontes da Protecção Civil e da GNR de Portalegre.

 

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o acidente provocou a morte de um rapaz de 20 anos, quatro feridos graves e 29 feridos ligeiros.

 

Os restantes 15 ocupantes "foram transportados para Nisa para serem acolhidos pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e foram deslocados em autocarro", precisou Rui Conchinha.

 

Directores de agência de viagens a caminho do local

 

Dois directores da agência de viagens Xtravel, responsável pela organização desta viagem dos finalistas que hoje sofreram o acidente no regresso a Portugal, estão a caminho do local do acidente, disse à Lusa um colaborador da empresa.

 

"Estamos a recolher informações e dois dos nossos directores estão a caminho do local", indicou o colaborador da Xtravel, responsável pelo contacto de emergência para a região Centro que a Xtravel disponibiliza para pais e alunos (+351 926 152 740) na sua página na internet (http://xtravel.pt/index.php/contactos).

 

"Fomos apanhados de surpresa, soubemos do acidente pela comunicação social, ainda não temos mais informação", garantiu, confirmando que o grupo estava a regressar a Portugal, vindo de Espanha, e adiantando que no autocarro seguia um guia da própria empresa.

 

O condutor pertence a uma empresa contratada para fazer o serviço, sobre a qual o colaborador se escusou a dar mais detalhes.

 

Operações de remoção do autocarro já começaram

 

As operações de remoção do autocarro já começaram, disse entretanto à Lusa fonte da GNR.

 

O autocarro, que pertence à empresa Turicorvo, depois de ser removido do local do acidente vai para as instalações da Câmara Municipal de Nisa.

 

Marcelo "desolado"

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou "profundamente o acidente, dizendo-se "desolado".

 

Em mensagem publicada na página da internet da Presidência, o chefe de Estado, que se encontra em França, enviou "as mais sinceras condolências à família enlutada e aos amigos do jovem [de 20 anos] tão tragicamente desaparecido", desejando "rápida recuperação a todos os feridos".

 

Ver comentários
Saber mais Portalegre Rui Conchinha Covilhã Barragem de Fratel do IP2 Arez Espanha Brigada de Trânsito Belmonte GNR Serviço Municipal de Protecção Civil Comando Distrital de Operações de Socorro Xtravel Marcelo Rebelo de Sousa acidente rodoviário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio