Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego em Espanha já ultrapassou os quatro milhões

O desemprego em Espanha voltou a crescer no segundo trimestre do ano e atingiu 17,9% da população activa. Trata-se da taxa mais elevada dos últimos 11 anos.

24 de Julho de 2009 às 09:28
  • ...
O desemprego em Espanha voltou a crescer no segundo trimestre do ano e atingiu 17,9% da população activa. Trata-se da taxa mais elevada dos últimos 11 anos.

De acordo com o Instituto de Estatística espanhol, no espaço de um ano, 1,76 milhões de trabalhadores perderam o emprego, em consequência da recessão económica e do encerramento de empresas em massa, e há agora 4,14 milhões de desempregados.

A taxa de desemprego é a mais elevada desde o quarto trimestre de 1998 e o número total de desempregados bateu o recorde de 1976.

Os dados hoje divulgados revelam ainda que os agregados familiares em que todos os seus membros estão sem emprego aumentou 4,6% do primeiro para o segundo trimestre de 2009 e no espaço de um ano o aumento foi de 101,9%. Ao todo, no final de Junho, havia mais de um milhão de agregados com todos os seus membros no desemprego.

Espanha continua a ser o país da Zona Euro com a taxa de desemprego mais elevada e tem mais gente fora do mercado de trabalho do que a Alemanha, que tem quase o dobro da população espanhola. A Comissão Europeia estima que a Espanha será o pais que mais tempo demorará a sair da crise e onde o desemprego afectará mais população. As últimas previsões apontam para que a taxa de desemprego atinja os 20,5% no próximo ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio