Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Declaração electrónica de rendimentos preferida por 72% dos contribuintes

Os contribuintes portugueses preferem a Internet para entregar a declaração de rendimentos anual, recorrendo cada vez menos à entrega em papel, segundo dados do Ministério das Finanças ontem divulgados.

06 de Abril de 2005 às 08:24
  • ...

Os contribuintes portugueses preferem a Internet para entregar a declaração de rendimentos anual, recorrendo cada vez menos à entrega em papel, segundo dados do Ministério das Finanças ontem divulgados.

No último dia da entrega da primeira fase do modelo 3 de IRS pela Internet, relativo aos pensionistas e trabalhadores por conta de outrem, os números da Direcção-geral dos Impostos (DGI) mostram que 72% dos contribuintes preferem a via electrónica para entregarem a sua declaração de imposto. Até às 13 horas de ontem utilizaram a Internet 680 mil contribuintes, mais 54% do que em 2004.

Entretanto, um dia depois do prazo para a entrega em papel do IRS (1ª fase) ter terminado, ou seja, a 16 de Março, houve menos 31% de contribuintes que escolheram utilizar esse meio de entrega para cumprirem a sua obrigação anual, totalizando 265 mil contribuintes.

Desde 2002, quando a entrega pela Internet do IRS foi disponibilizada, o número de contribuintes a utilizarem a via electrónica tem vindo sempre a aumentar: em 2003 subiu 49%, em 2004 aumentou quase três vezes e este ano já cresceu 54%.

Tem havido, por isso, um aumento da preferência pela Internet em detrimento das entregas em papel, com os contribuintes a beneficiarem do alargamento dos prazos e a evitarem as filas das repartições de Finanças. No entanto, a tendência de deixar para a última hora a entrega do imposto parece manter-se, congestionando o sistema informático e tornando mais lentas as entregas pela Internet nos últimos dias do prazo.

Segundo os dados das Finanças, dos 680 mil contribuintes que já entregaram o IRS pela Internet, mais de 5% fê-lo entre as 12 horas de segunda-feira e as 9 horas de ontem.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio