Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crise obriga Governo de Itália a recusar candidatura olímpica de Roma

As medalhas olímpicas de 2020 não vão ser entregues na capital italiana em 2020. "Seria uma irresponsabilidade cobrir os custos", afirmou o primeiro-ministro, Mario Monti.

14 de Fevereiro de 2012 às 16:34
  • ...
A tocha olímpica de 2020 não vai ser acesa em Roma. O Governo italiano não vai apoiar a candidatura da capital para ser o palco dos Jogos Olímpicos de 2020.

"Chegámos à conclusão, por unanimidade, que, na actual situação de Itália, o Governo não se sente capaz de assumir o compromisso de oferecer esta garantia [financeira]", afirmou o primeiro-ministro, Mario Monti, numa declaração após o conselho de ministros, citado pela Reuters.

Como frisa o "Corriere della Serra", a recusa em apoiar a candidatura italiana passa por aspectos financeiros mas também por questões de coerência. "O Governo prefere não assumir este compromisso financeiro que poderia pesar [nas finanças públicas]", salientou Monti, numa altura em que estão a ser pedidos sacríficios aos contribuintes. O país tem empreendido pacotes de austeridade, de forma a equilibrar as contas públicas e evitar ter de pedir uma ajuda externa.

"Seria uma irresponsabilidade cobrir os custos" por aqueles ser um "fardo pesado" e "imprevisível", na opinião do líder do Executivo transalpino. Ainda é cedo para desapertar os cintos de segurança, afirmou, de acordo com a Reuters.

Roma não será, assim, o país anfitrião dos Jogos Olímpicos, que se vão seguir a Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). As candidaturas para suceder a estas cidades em 2020 são Doha (Qatar), Baku (Indonésia), Madrid (Espanha), Istambul (Turquia) e Tóquio (Japão). Roma era a única das seis candidaturas que não tinha entregue a informação com as garantias governamentais exigidas ao Comité Olímpico Internacional. As garantias que foram hoje rejeitadas por Monti.
Ver comentários
Saber mais Mario Monti Itália Italy Jogos Olímpicos Jogos Olímpicos 2020 Roma 2020
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio