Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento da economia mundial irá abrandar para 3,25%

As previsões para o crescimento da economia mundial são marcadas por uma tendência de desaceleração, descendo abaixo da média de 4,7% para 3,25%

26 de Julho de 2010 às 11:21
  • ...
Depois das maiores economias mundiais começarem a dar sinais de recuperarem da crise económica, as previsões para o crescimento global apontam para uma expansão mais fraca, entre os 3,25% e os 3,5% nos próximos três a cinco anos, afirma Stephen Roach, presidente da Morgan Stanley Ásia, segundo a Bloomberg.

Este valor revela-se bastante abaixo do ritmo que a economia mundial registava antes da queda que se verificou em 2008. A diminuição do consumo nos Estados Unidos, juntamente com a consolidação orçamental na Europa, escassez de crédito e alta no desemprego justificam este abrandamento.

Na Europa, a contribuir para o abrandamento do ritmo económico estão as medidas que as economias europeias estão a adoptar para reduzir o défice, procurando cumprir as exigências da União Europeia para manter os défices abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto (BIP), tomando como exemplo a evitar a recente crise grega.

Do mesmo modo se prevê um abrandamento no crescimento da economia chinesa, à medida que o país orienta a sua economia para outras áreas que não a exportação e indústria. O analista prevê ainda que a influência da crise económica limite o crescimento do PIB mundial em 1 até 1,5 pontos percentuais.

Jeremy Grantham, estratega da Grantham Mayo Von Otterloo, afirma à agência Bloomberg que um crescimento anual de 2% nas economias desenvolvidas nos próximos sete anos será pouco provável.

Quanto ao retorno dos investimentos, Mohamed El-Erian, CEO da Pacific Investment Management, alerta os investidores para uma descida destes retornos, que irão ficar abaixo da média de 6% a 8%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio