Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cotec arranca com 1,5 milhões de euros

A Cotec - Associação Empresarial para a Inovação dispõe de um orçamento anual de 1,5 milhões de euros para arrancar com o projecto de rejuvenescimento do tecido produtivo nacional.

30 de Setembro de 2003 às 13:39
  • ...

A Cotec - Associação Empresarial para a Inovação dispõe de um orçamento anual de 1,5 milhões de euros para arrancar com o projecto de rejuvenescimento do tecido produtivo nacional.

A revelação foi feita hoje em conferência de imprensa pelo director-geral Rui Guimarães, que adiantou ainda que a organização conta já com 102 associados, os dois últimos são a Agência Portuguesa para o Investimento e uma subsidiária da Fujitsu.

A Cotec tem por objectivo dinamizar e coordenar as relações entre entidades públicas e privadas ligadas à inovação, bem como incentivar o investimento em I&D, funcionando, por exemplo, como interface entre empresas e universidades.

«Pretendemos fazer desafios ao sistema nacional de inovação, incomodar se necessário e intervir junto dos centros de decisão», refere Rui Guimarães.

Para começar, a instituição com sede no Porto vai promover o estabelecimento de pólos de inovação regionais ou nacionais, difusão do acesso ao capital de risco e assinar um protocolo com a Escola de Gestão da Universidade Estadual da Carolina do Norte, com vista ao estabelecimento de um programa de cooperação entre universidades, instituições financeiras e gestores.

A promoção da competitividade através do desenvolvimento da aposta na tecnologia é aliás uma das missões primordiais da Cotec Portugal, inspirada no modelo espanhol instituído em 1990 pelo rei Juan Carlos.

Em termos de investimento I&D, Portugal investe apenas 0,8% do PIB em inovação – a meta comunitária é de 3% até 2010.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio